

IMPACTO AMBIENTAL DOS SMARTPHONES

Comprar um novo smartphone consome tanta energia quanto usar um telefone existente por uma década inteira.
Estudos recentes do Journal of Cleaner Productionindicam que o impacto da Indústria da Informação e Comunicações, que inclui computadores, monitores, smartphones, servidores e data centers, até 2040 pode representar 14% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Isto retrata metade do tamanho do impacto de dióxido de carbono da indústria de transportes.
A construção de um novo smartphone e, especificamente, a mineração de materiais raros dentro dele, representa 85 a 95% das emissões de dióxido de carbono totais do dispositivo. Isto significa que comprar um novo telefone consome tanta energia quanto recarregar e utilizar um smartphone por uma década inteira.
Em qualquer caso, manter um smartphone por mais tempo pode diminuir o seu impacto ambiental, assim como comprar um carro movido a gasolina usado é realmente melhor para o meio ambiente do que comprar um novo Prius ou Tesla.
Antes de trocar o seu smartphone por um novo modelo, talvez seja boa ideia considerar trocar apenas a bateria ou adquirir um equipamento usado, de forma a prolongar o seu tempo de vida.
O nosso projecto Troca no Coração tem um smartphone disponível para trocar por outro objecto, esta escolha não só o vai permitir poupar dinheiro como pode ajudar a salvar o planeta.