top of page

LIBERTE-SE DO PLÁSTICO

Empty Plastic Bottles

Quase todo o lixo que se encontra nos oceanos, entre 60 a 90%, é composto por plásticos e todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar às águas, segundo dados da ONU Meio Ambiente. Se continuarmos assim, até 2050, pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.

 

Se pensam que basta reciclar para resolver o problema enganam-se! O plástico é o material mais difícil de reciclar, ao contrário do vidro e do alumínio e é responsável por grande parte das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera uma vez que é feito de petróleo, acumula toxinas e demora centenas de anos a decompor-se.

 

Com o estado do nosso planeta hoje em dia, qualquer ação é importante, assim partilhamos aqui algumas dicas de como poupar o ambiente e reduzir o consumo de plástico.

 

1.Comprar a granel

 

As lojas a granel ou as secções de produtos avulso nos supermercados têm conquistado cada vez mais espaço, mas como podemos evitar os sacos de plástico mais finos usados para pesar os produtos a comprar?

Nos casos em que é possível pesar na caixa basta pôr tudo no carrinho ou então, caso a loja o permita, colocar em sacos alternativos de pano, rede ou até plástico reutilizável levados de casa. Outra solução passa por colar a etiqueta com o código de barras diretamente no produto ou colar na lista de compras que leva de casa, dispensando assim os sacos.

 

2.Prefira embalagens de vidro, alumínio ou cartão

 

Sempre que precisar de comprar algum artigo que não possa ou não consiga comprar a granel, prefira a versão desse produto com embalagem de vidro, alumínioou papel, mais facilmente reciclável ou reutilizável. Tente que o plástico seja a última opção. O ideal seria mesmo evitar produtos processados como sumos, refeições congeladas, bolachas, leites vegetais e cereais de pequeno-almoço que vêm quase sempre embalados em plástico. Juntem-se ao movimento do “faz tu mesmo” e faça os seus próprios produtos de forma mais natural e saudável!

 

 

3.Garrafas reutilizáveis e água filtrada

 

Use água da torneira! Se duvida da qualidade da água ou não gosta do sabor, pode adquirir um jarro de água com filtro e economizar em garrafas ou garrafões e também na conta do supermercado. Existem neste momento imensos tipos de garrafas reutilizáveis de diversos materiais e designs e que podem manter a bebida fresca por mais tempo. Se costuma comprar refrigerantes ou sumos vendidos em garrafas ou pacotes, pode substituí-los por tisanas ou sumos (verdadeiros) feitos em casa, faz melhor à sua saúde a ao planeta.

 

4.Embalagens de comida

 

Tente levar as suas próprias embalagens de casa quando for comprar refeições já prontas em take aways. Além de haver a possibilidade de poupança, visto que alguns locais cobram pelas embalagens, o transporte é mais fácil e seguro e não gasta nem papel, nem plástico ou alumínio.

 

5.Não use produtos com “microbeads” (microesferas de plástico)

 

Muitos produtos de beleza como produtos de banho, esfoliantes e até detergentes contém estas microesferas de plástico, que acabam por poluir os oceanos. Compre produtos com ingredientes naturais, por exemplo esfoliantes à base de aveia ou sal marinho, ou faça você mesmo em casa com açúcar e mel.

 

6.Diminua os produtos de limpeza

 

Sabia que dá para realizar grande parte das tarefas de limpeza sem precisar de comprar garrafas e mais garrafas de produtos detergentes como limpa-chão, limpa-casa de banho, limpa-cozinha, etc.? Muitas destas tarefas podem ser feitas recorrendo a uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Tudo fica limpo e desinfetado ao mesmo tempo que economiza e protege o ambiente.

 

7.Troque o copo de gelado por um cone

 

Esta é bem simples, sempre que for a uma gelataria, opte por um cone de bolacha em vez do habitual copo de plástico com uma colher descartável. Mais saboroso e ecológico!

 

8.Dê uma oportunidade ao copo menstrual

 

É mais fácil de colocar e de retirar do que um tampão e mais prático que os comuns pensos higiénicos pois está desenhado para se adaptar à anatomia feminina. Estes dispositivos de silicone cirúrgico só precisam de ser trocados a cada 8 ou 12 horas. São laváveis e reutilizáveis ao longo de anos.

 

9.Elimine os cotonetes

 

O uso de cotonetes é desaconselhado já que empurra a cera para dentro do canal auditivo. O ouvido tem um mecanismo de autolimpeza que empurra as células cutâneas mortas para o exterior. A limpeza deve ser feita ao de leve, com cuidado, com uma toalha e apenas no orifício externo do canal auditivo.

 

10.Utilize fósforos

 

Sabia que os isqueiros usados levam décadas a decompor-se? Não custa nada e o ambiente agradece que opte pelo fósforo na hora de acender uma fogueira, uma vela ou o fogão.

 

11.Fazer a barba sem desperdício

 

As máquinas de barbear também são mais amigas do ambiente do que as tradicionais lâminas. Outra opção é escolher uma “gillette” que permita substituir apenas a lâmina do aparelho, fazendo com que o objeto permaneça funcional e possa ser usado durante mais tempo.

 

12.Não às palhinhas

 

Da próxima vez que lhe derem uma palhinha, pergunte-se: preciso mesmo de usar um tubo de plástico para sugar uma bebida? Se é uma criança pequena, tem algum problema de saúde (uma paralisia do nervo facial, por exemplo) ou prefere esta prática, saiba que há canudos comestíveis e outros reutilizáveis que até vêm com um escovilhão para lavar e voltar a usar.

 

13.Escova de dentes de Bambu

 

Todos os anos são atiradas para o lixo cerca de 23 mil toneladas de escovas de dentes de plástico. À semelhança das palhinhas, não são recicláveis. As escovas de bambu são uma alternativa mais sustentável uma vez que são biodegradáveis e a espécie de bambu utilizado na produção destas escovas é panda friendly e não faz parte da alimentação destes animais. Para além disso, o bambu é uma das plantas que crescem mais rápido no mundo. 

14.Roupa de algodão

 

Prefira comprar roupa de algodão em vez de materiais produzidos através de derivados de petróleo, como o poliéster. Questionem se necessitam realmente de comprar aquela peça de roupa e tentem que as vossas peças tenham vários anos de uso. Quando lavamos as nossas roupas na máquina de lavar, as fibras de plástico podem ir parar aos oceanos e os animais poderão consumi-las. Além disso, causam menos alergias e são mais respiráveis reduzindo o odor da nossa transpiração.

 

15.Marmita sem desperdício

 

O plástico presente nos tupperwares, principalmente quando é aquecido, liberta toxinas para os alimentos não sendo por isso uma boa opção para a nossa saúde. Opte por recipientes de vidro e por talheres de metal. Evite também o filme plástico e os saquinhos de plásticopara embrulhar os alimentos, pode substituir por sacos de pano para pãoou potes reutilizáveis.

 

 

Junte-se a nós e adira a um estilo de vida mais sustentáveis porque todas as ações contam e têm um impacto na vida de milhares de animais e ecossistemas do nosso planeta. Seja mais consciente e verde enquanto consumidor e pense no futuro que pretende deixar às próximas gerações.

"O lixo de um homem é o tesouro de outro"

Hector Urquhart

© 2018 Troca No Coração

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS >

bottom of page