

REPAIR CAFÉ - REPARE ANTES DE DEITAR AO LIXO!
Tem um rádio avariado ou uma torradeira que deixou de funcionar?
O lixo é o caminho mais comum para coisas que podiam ser arranjadas ou reutilizadas porque a grande maioria das pessoas já não sabe como consertar os objetos do dia-a-dia. Ao reparar estamos a prolongar o seu tempo de uso e a reduzir o consumo de novos materiais e de energia para os produzir.
Uma visita ao Repair Café pode ser a solução para dar uma nova vida a esses objetos que aparentam ter chegado ao fim dos seus dias. O único requisito é que os consiga transportar até lá!
Um Repair Café é organizado por e para os residentes locais e trata-se de uma reunião em que as pessoas reparam dispositivos elétricos e mecânicos, computadores, rádios, relógios, TV’s, móveis, etc. com a ajuda de voluntários que sabem como repará-lo. São eventos públicos gratuitos e em comunidade onde se promove a partilha de conhecimento, ensina-se a valorizar os objetos, fortalecer a coesão social e a dizer não ao desperdício.
O conceito foi idealizado por Martine Postma em 2009 e o primeiro Repair Café nasceu em Amesterdão. Desde então o número de repair cafés não parou de aumentar e hoje são cerca de 1500 espalhados pelo mundo. Em Portugal é organizado pela Circular Economy Portugale podemos contar com dois espaços, um no Porto e outro em Lisboa.
Há sempre outro fim para os objetos que temos em casa fora de uso e esquecidos, seja a sua reparação ou a participar no nosso projeto Troca no Coração.
